Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OS EQUÍVOCOS DE ZAQUEU




                        Zaqueu era um publicano, também conhecido como cobrador de impostos. Publicano na época de Jesus era a criatura mais odiada pelos judeus e o motivo era simples; Os cobradores de impostos eram muito ricos , porque cobravam impostos para o Estado e para si próprios. Nessa época o Estado era Roma, o que fazia de Zaqueu um traidor por seus compatriotas. Era homem de baixa estatura e residia em Jericó.

                       Diz o Espírito de Profecia que  Jericó era uma das cidades mais importantes do mundo antigo, a sua posição geográfica fazia dela uma cidade estratégica para o comércio, todas as estradas do Oriente Médio passavam por Jericó, de forma que os viajantes e os mercadores utilizavam a sua rota para expor suas mercadorias e seguir para as demais grandes cidades da Palestina, inclusive quando se deslocavam para adorar em Jerusalém.. Possuia muitas palmeiras e razoável suprimento de água que os viajantes usavam para se refrescar das longas viagens, abastecer seus cântaros e dar de beber aos seus animais de cargas, Jericó era um oásis naquela região seca.
                          Embora abastado de vida uma coisa começou a incomodar a Zaqueu, ele sentia no seu coração que estava fazendo uma coisa  errada. Judeu que era tinha conhcimento da Lei de Deus, e sabia que ela se baseia no Amor ao Criador e no Amor ao Próximo, de formas que quem diz que ama a Deus e explora a seu irmão, não faz nenhuma coisa nem outra. Esses preceitos Divinos não se separam, estão intimamente ligados, de formas que se alguém tentar separa-los, automaticamente um vai anular o outro. E digo que Zaqueu tinha conhecimento da Lei, da cultura e dos hábitos e das Santas Escrituras dos Judeus, proque era Judeu e quando ele entende que está violando os bons princípios, descobre, e só pode ser pelas profecias ou por alguém que tem conhcimento delas, que o Messias já se encontrava na Terra ,e com certeza deveria procurá-lo se quizesse encontrar Paz para o seu coração. Mas, como encontrá-lo? Será que ele passaria um dia por Jericó? Não sabia Zaqueu que para encontrar Jesus, não precisa ir atrás dele, basta desejá-lo no seu coração que ele aparece, que quando nós sentimos necessidade de um Salvador ele vem ao nosso encontro, ele bate na porta do nosso coração, esse foi o seu primeiro EQUÍVOCO.
Sabedor de que Jesus estava de passagem pela cidade, Zaqueu corre para vê-lo, e ao deparar com uiam grande multidão (onde Jesus passava arrastava com ele grande massa humana) temeu que não pudesse vê-lo por ter baixa estatura e sobe num sicômoro (espécie de figos imprestáveis para o consumo humano) e comete o seu segundo EQUÍVOCO. Não se busca Jesus físicamente e não precisa mostrar a ele que você está ali presente e está á procura dele, ele sente a sua necessidade e vai até você.

Certa vez, Jesus se ausentou de seus discípulos e foi ao deserto, num horário que seria hoje meio-dia, sol escaldante, numa região de samaritanos um povo que era hostil aos judeus, sentou-se junto ao poço d'água e pediu água a uma mulher estrangeira. Podíamos pensar que ele chegou alí acidentalmente, mas não, ele não foi alí á toa. Ele sabia que naquela região havia uma mulher que vivia em pecado,pois, já tivera cinco maridos e carecia da sua orientação. Jesus não mede esforço para salvar um alma só que seja que necessite de seu cuidado, desde que o deseje. É como na parábola da Ovelha perdida, cujo pastor abandona as 99 que estão á salvo no aprisco e vai atrás de uma única, tão importante para ele como as 99 que deixou amparadas. E quando encontra, se alegra, cura as suas chagas e a tráz de volta em seus braços.

Não havia necessidade de Zaqueu subir na árvore, Jesus já sabia que ele estava incomodado com o seu pecado, que havia nele arrependimento de verdade.
Remorso é coisa de Homem, e é o primeiro sentimento que se sente quando descobrimos que estamos errado, é uma dor imensa, mas por ser puramente humana, logo desaparece e a gente volta a pecar novamente.
Arrependimento é coisa de Deus, igual ao remorso é ama tristeza pelo pecado, mas, diferente do remorso a tristeza jamais nos deixa, enquanto tivermos vida essa sensação por ter desagradado a Deus nunca vai nos abardonar, está sempre apontando para o nosso erro, de formas que nunca mais voltaremos a pecar.
Remorso é como Paixão, é sentimento da Carne e como, a carne, a sua tendência é morrer, queima mas passa, parece até que nunca vai se acabar, mas um dia termina.
Arrependimento é Amor, o Amor jamais Acaba, é sentimento eterno.

Zaqueu não convidou Jesus para ceiar com ele, nem teve tempo, porque o próprio Jesus se convidou, porque Jesus conhecia o seu coração e sabia que, no íntimo Zaqueu fizera o convite. Desce daí Zaqueu, porque no meio dessa multidão todinha, tu és o único que precisa de mim nesse momento, o único que se quebrantou de verdade.
Hoje veio Salvação a esta casa...

Hoje, também pode vir salvação á sua casa. 


Que o Senhor nos abençõe...










Missionário Melquizedec Correia da Silva

(Inspirado no Evangelho de Lucas 19:1-10)

Um comentário: