Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PRESUNÇÃO, O PECADO DO REI DAVI















                                       Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ainda muito jovem foi ungido Rei de Israel, em detrimento de seus irmãos bem maiores e mais fortes do que ele, e ainda para ocupar o lugar de Saul; um rei egoísta e que hoje seria diagnosticado como Psicopata.                                                              Mas, não foi tão fácil assim consguir o Reino, ele não veio de mãos beijadas, Davi teve que lutar e muito para consguir o que já era seu por direito de um Decreto Divino. Correu risco de vida, logo de início teve que matar um  Gigante, passou por todas as necessidades que outro homem, no lugar dele talvez não suportasse e desistisse. Mas, Deus sabia quem estava escolhendo e Davi com muito esforço e sacrifício, conseguiu vencer o Rei Saul e tomar posse daquilo que era seu.
                                   Embora Deus, que sabe todas as coisas, soubesse que Davi era um ser humano igual aos outros, sujeito á falhas, ainda assim apostou nele,. Infelizmente só ele (Davi), acreditava que era infalível e que jamais tropeçaria em alguma falta de caráter. Logo ele que vencera um gigante e um exército bem mais poderoso que o dele de um rei com problemas mentais, capaz das piores atrocidades, como poderia alguém como Davi cair diante de algo que a gente nem vê e que se chama Tentação. Não sabia Davi que no futuro nem O Filho de Deus, embora tivesse vencido a tentação, não ficou livre de passar por ela, e quantas vezes?.

                                  Quando eu trabalhava em fábricas, o Engeheiro de Segurança estava me dando instruções sobre ACIDENTES DE TRABALHO. E o que me chamou mais a atenção foi ele me dizer que as pessoas que mais se acidentavam nas máquinas eram justamente os FUNCIONÁRIOS MAIS ANTIGOS. Mas como? Se são os mais experientes? Simplesmente porque os mais novos na função tem medo da máquina, não confiam nela, qualquer sinal de perigo eles acionam um mecanismo de segurança ou correm com medo. Enquanto os mais antigos tem a mania de acreditar que a máquina já é pra ele como um animal de estimação que atende a todos os seus comandos e que jamais agridem o dono, e é aí que se dão mal. Porque até os animais de estimação têm sentimentos, a máquina, NÃO!

                                   Mas, voltando ao assunto, era assim que Davi estava pensando em relação a tentação, que no momento em que ela surgisse ele saberia identica-la e com a sua autoridade REAL,
a repreenderia. Certa vez, enquanto o exército de Israel estava lutando ao relento, o Rei Davi que deveria estar lá para dar apoio aos seus comandados, simplesmente achou melhor curtir o conforto do palácio.
E quantas vezes isso não acontece conosco? Que por causa de uma chuvinha ou um problema pequeno qualquer, deixamos de ir á Igreja, para não abrir mão do conforto da nossa casa. Ou por cansaço, relaxamos nas nossas orações e trabalhos missionários.
É nessa hora que a tentação aparece. Porque é nesse momento que estamos fragilizados, é como se a nossa Fé vacilasse, as nossas forças não atendessem ao nosso comando. E aquele que se deleita com a nossa ruína escolhe atacar no ponto em que estamos mais fracos. No caso de Davi era o DESEJO SEXUAL.
Ao ver uma mulher bonita na sua frente, ele não resistiu e entrgou-se ao PECADO.
E lamentavelmente, assim como a LEI DE DEUS quando violada em um ponto apenas, se torna igual a um castelo de cartas ou a uma escultura de peças de dominó, que quando tira uma o resto vem abaixo, assim, proporcionalmente é o pecado; quando a gente comete um, nunca ficamos num só, tendemos a praticar mais. Como um fio de novelo de lã de tricotar sem fim, quando mais se desenrola mais o cordão cresce, e cada vez mais nos emaranhamos nele.
Como achasse pouco, Davi não apenas quis deitar com a mulher do seu súdito, mas, achou por bem matá-lo,  porque o marido agora era um estorvo na sua vida e precisava se livrar dele, e fazendo isso cometeu mais um pecado e ainda induziu o seu general a pecar junto com ele.

Mas Deus que possui infinita sabedoria, sabia que não foi á toa que escolhera Davi pra ser ascendente de Jesus. Que embora Jesus nunca cometeria nem cometeu pecado, porque é  Deus, mas, também era homem, ele soube temer a tentação, se preparando para enfrentá-la com 40 dias de JEJUM. Jesus não foi PRESUNÇOSO.
E Deus escolheu Davi não pela sua presunção, mas porque no momento em que seus olhos se abriram ele, chorou, ele lamentou, ele quebrantou seu coração, ele carregou consigo por toda a sua longa vida, a tristeza por ter desagradado a Deus e se arrependeu do seu pecado (ver Salmo 51). Davi escreveu cerca noventa por cento dos Salmos da Bíblia..

Pois é, quantas vezes nós rejeitamos a advertência de um irmão, que é até mais novo do que nós na fé, e muitas vezes é por esse motivo mesmo por ser NEÓFITO, que achamos que não tem autoridade para dizer que estamos errados por negligenciar-mos nos cultos, na adoração a Deus, ou na Oração. O Rei Davi tinha muita AUTORIDADE, era Rei, e como Rei tinha conslheiros experientes para para lhe orientar. A Bíblia não fala, mas, quem sabe ele já não vinha sendo alertado por causa da sua INDOLÊNCIA e PRESUNÇÃO?  No final o que prevaleceu foi a sua autoridade.
Davi foi perdoado. Mas assim como as marcas nas mãos e nos pés de Cristo, prevalecerão como lembrança para toda a  ETERNIDADE, como prova do que o pecado é capaz, também as consequêcias sobre Davi não foram leves não.A sua família que o diga.Que Deus nos Abençõe, Amém.













































Missionário Melquizedec Correia da Silva
Relato inspirado no livro de II Samuel Capítulos 11 e 12

2 comentários: