Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

AS DUAS LEIS - AS DUAS ALIANÇAS

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Missionário Melquizedec Correia da Silva
Se eu calar até as pedras clamarão.
Por que certas coisas são tão dificil de entender? Fala-se aos quatro ventos que a Lei que Deus entregou a Moisés no Monte Sinai, só teve validade por um certo período de tempo, e que nós agora, estamos desobrigados de cumpri-la. Porque Jesus nos deobrigou a isso. Será isso verdade? O que diz Jesus em Mateus 5:17 "Não penseis que vim revogar a Lei e os profetas, não vim revogar, mas, cumprir..." Que até que o céu e a terra passem nem um til (um jota ou um i, dependendo da tradução) deixará de ser cumprido. Tiago 2:10 reforça esse argumento, e ainda há quem pense o contrário.
Bom, tivemos uma primeira Aliança necessária, porém imperfeita, feita entre Deus e Abraão e ratificada por Moisés, e desde os primórdios do antigo Concerto, Deus já falava em fazer com o seu Povo uma nova perfeita e Eterna Aliança, a Confusão começa aí, com a interpretação errada das palavras de Deus. O que diizia alguns preceitos da primeita Aliança?
a. Todo homem teria que ser circuncidado
b. Comemoração da Festa da Páscoa
c. Todo homem ou mulher que pecasse teria que trazer como oferta um animal de acordo com as exigências da Lei do Tabernáculo (Templo) para remissão do seu pecado; esse animal seria sacrificado em seu lugar (normalmente era um cordeiro), isso é apenas uma breve lembrança de como funcionava a antiga Aliança, e esse conjunto de preceitos ficou conhecido como Lei Cerimonial. Era necessária sim, para que houvesse um entendimento da Futura e Eterna Aliança que seria fundada por Jesus. Imperfeita porque era impossível que até certo ponto (segundo o Livro de Hebreus) que sangue de touros, bodes, novilhos ou cordeiros pudesse salvar o mundo. Por que seria necessário todos os animais do mundo fôssem mortos e ainda assim não conseguiria salvar toda a humanidade. A Lei de Deus (Decálogo, Dez Mandamentos ou Lei Moral) por ser Eterna e perfeita sempre existiu e sempre existirá. Enquanto a Lei Cerimonial, cessa em Jesus, o maior e mais perfeito Sacrificio, o Verdadeiro Cordeiro Pascoal, que morrendo na Cruz desobriga o mundo de continuar com os preceitos antigos, surgindo aí a Nova e Eterna Aliança, segundo ele mesmo fala na sua última ceia. Cria -se assim entre os Fariseus antigos um conflito entre Moisés e Jesus. Moisés na Antiga Aliança dizia Olho por Olho, dente por dente. Jesus na nova diz: Orai pelos que vos persegeum. Se deixar a sua mulher dei-lhe carta de Divórcio, Jesus diz que só se pode deixar o seu cônjuge se houver infidelidade conjugal. São duas Alianças, uma em cada tempo. Mas, a Lei Moral contnua a mesma: " não se pode matar, não se pode furtar, não se pode adulterar, não se pode ter outros deuses etc ainda hoje. Na nova Aliança a Circuncisão carnal deixou de ser obrigatória, era imperfeita só servia para o sexo masculino. Em seu lugar veio o Batismo, melhor e mais perfeito, além de ser um compromisso público do homem com Deus, era em si uma Circuncisão Espiritual e não carnal, logo serve para ambos os sexos. A Páscoa era uma data só dos Judeus era imperfeita, em seu lugar veio a Santa Ceia que serve para todos os Cristãos do mundo. A lei de sacrtifícios de animais (Cermonial) que era imperfeita, foi trocada pelo sacrificio, eterno, verdadeiro e único de Jesus (João 3:16). Mas, a Lei Moral contnua valendo sempre existiu e sempre existirá. Porque do contrário, todos os crimes que existem no dia de hoje seriam JUSTISFICADOS, COMPREENDE???

2 comentários:

  1. Se buscarmos JESUS de todo coração, concerteza entederemos, o motivo de termos regras para cumprir.. imagine so um mundo sem leis como seria?
    Uma tremenda bagunça, com Leis esta sendo um desastre imagine sem a Lei.......

    ResponderExcluir